Oficina de formação de ADLs com o Banco Bem

Rose do Banco Nascente  e Cosme do Banco Bem no Comercial DORI

Recebemos nessa última semana, entre os dias 26 e 28 de março de 2013, Cosme dos Santos, um agente de desenvolvimento local do Banco Comunitário Bem. O Banco Bem é um Banco Comunitário que atua na comunidade do Território do Bem, na capital do estado do Espírito Santo, há oito anos, e que já circulou mais de um milhão de reais em empréstimos para população. A vinda do Cosme foi uma parceria do Banco Nascente, o Banco Bem, o NuMI-EcoSol/UFSCar e o Ateliê de Ideias.

A nossa semana com o Cosme foi muito rica e a troca de experiências e informações muito intensa. Na quarta feira, dia 26, apresentamos para ele o histórico e a situação atual do Banco Nascente e demos uma volta pela nossa comunidade. Ele conheceu algum dos comerciantes cadastrados que aceitam a moeda social VIDA e aproveitamos para entregar para os comerciantes um convite para uma conversa quinta feira à noite. Conversamos sobre as funções e os papeis de um Agente de Crédito e de um Agente de Desenvolvimento Local (ADL).

Na quinta de manhã tivemos uma reunião interna de planejamento e a presença do Cosme nos trouxe outra perspectiva para nossos desafios e dificuldades.  Na Conversa de quinta à noite, participaram além do Cosme e das trabalhadoras do Banco Nascente, algumas pessoas da comunidade. Foi apresentado para nós a história e as ações do Banco Bem e discutida a importância do Fórum de Desenvolvimento Local para o fortalecimento de uma comunidade. Resolvemos montar uma comissão que ficará responsável por articular os próximos encontros do Fórum de Desenvolvimento Local do Jardim Gonzaga, que chamamos de Encontro da Comunidade e estava desativado há quase um ano.

A Primeira Reunião da Comissão do Fórum de Desenvolvimento Local do Jd Gonzaga aconteceu na sexta, dia 28, de manhã. As discussões continuaram uma pauta que havia sido levantada no dia anterior: a educação e a situação das escolas no Gonzaga.

Ficamos muito felizes com a vinda do Cosme e com as novas possibilidades que essa vivência nos propiciou!

Cosme dos Santos

Agente de Desenvolvimento Local do Banco Bem

Vitória- ES

cosmesj@gmail.com