Crédito produtivo

A linha de crédito produtivo está disponível para quem mora no território atendido pelo banco há dois anos. Ela visa fortalecer a produção local dos moradores, trazendo possibilidades de geração de trabalho e renda, e aumentando o poder aquisitivo e produtivo da comunidade.

O crédito concede aos moradores que querem abrir ou expandir um negócio até mil reais, para serem pagos em parcelas mensais calculadas pensando em cada negócio, com juros de 1% ao mês. Os pedidos de crédito são calculados um a um de acordo com as possibilidades e necessidades individuais de cada caso. Todas as solicitações de empréstimo passam pelo Conselho de Análise de Crédito (CAC), que tem como função discutir, aprovar e acompanhar os pedidos de credito solicitados e concedidos, e é formado pelos trabalhadores do banco, representantes do Conselho Gestor, além de apoiadores externos que tenham especial relevância para determinada situação.

A garantia das operações se dá através do aval solidário: a própria comunidade é responsável pelo histórico do tomardor de empréstimo e pela cobrança em caso de inadimplência. Assim, o acesso ao crédito acontece de forma bem mais prática e democrática, fortalecendo uma rede interpessoal mais justa entre os moradores da comunidade.

Até novembro de 2013 já haviam concedidos 13 empréstimos, somando mais de 9 ml reais, para as mais diversas finalidades nos ramos de alimentação, comércio e serviço: montagem de uma barraca de cachorro quente e de pastel, ajuda para compra de roupas e bijuterias a serem revendidas, novos equipamentos e materiais para serviço de manicure. 

 

Política de Crédito Produtivo Banco Nascente

 

S. Sebastião recebendo o primeiro empréstimo do Banco Nascente

S. Sebastião recebendo o primeiro empréstimo do Banco Nascente, em 18/07/2012.

 

Leia mais:

 

 

Quem somosLinhas de crédito | Articulação e Mobilização ComunitáriaNotícias | Contato | Página inicial