O que é um BCD

Os Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) são iniciativas populares pautadas pelos princípios da Economia Solidária, criados e geridos pelas próprias comunidades onde atuam. São voltados para territórios com alto grau de exclusão, vulnerabilidade e desigualdade social. A promoção de serviços financeiros a juros baixos e com fácil acessibilidade tem o objetivo de ampliar o poder de consumo e comercialização local, aumentando a riqueza circulante na comunidade, para que se gere trabalho e renda.

Um Banco Comunitário de Desenvolvimento atua sempre com duas linhas de crédito, uma em reais e uma em moeda social local, as quais estimulam a criação de uma rede local de produção e comercialização, promovendo o desenvolvimento do território em questão. Alem disso, pode oferecer serviços de correspondência bancaria, seguros e outras linhas de crédito, dependendo da demanda de cada comunidade.

Os Bancos Comunitários são autônomos e funcionam de forma autogestionária. Ainda não existe um marco regulatório de Bancos Comunitários e Finanças Solidárias no Brasil, mas os serviços dos BCDs são oferecidos de acordo com normas que regulamentam a oferta de microcréditos, microsseguros, emissão de moedas sociais circulantes, correspondência bancaria, entre outras. A associação à redes regionais e à rede nacional de Bancos Comunitários asseguram seu o amparo legal, reconhecimento governamental e articulações institucionais.

A rede de Bancos Comunitários no Brasil vem se fortalecendo na última década. O primeiro Banco Comunitário brasileiro, e hoje o mais bem estabelecido, é o Banco Palmas, que atua no Conjunto Palmeira, um bairro popular, com 32 mil moradores, situado na periferia de Fortaleza – CE. Há muitas outras experiências bem sucedidas de transformação da realidade social através dos BCDs pelo Brasil inteiro, como o Banco Bem, em Vitória, ES, ou o Banco União Sampaio, na capital paulista.

 

Bancos Comunitários de Desenvolvimento – uma rede sob controle da comunidade (cartilha do Instituto Palmas de Desenvolvimento e Socioeconomia Solidária)

Leia mais:

 

 

Quem somosLinhas de crédito | Articulação e Mobilização ComunitáriaNotícias | Contato | Página inicial